top of page

NARRATIVAS HISTÓRICAS, NARRATIVAS INDÍGENAS

   Nas escolas de hoje e em todos os lugares narrativas e memórias hegemônicas eurocêntricas são perpetuadas em detrimento de perspectivas diferenciadas sobre o mundo e a natureza. Perdemos sempre ao não reconhecermos a pluralidade humana e os seus diferentes saberes. Nossos currículos escolares estão centrados no conhecimento do colonizador, por isso não colaboram para superar a intolerância e o racismo.

   Neste sentido é fundamental dialogarmos com nossos estudante sobre outras histórias, sobre outras perspectivas, valorizar outras experiências humanas, ouvir outras narrativas. O estudo da história e da cultura indígena, tendo eles mesmos o protagonismo na narração de seus saberes e o exercício de interpretar os fatos por outras óticas e lógicas, perseguindo a perspectiva indígena, pode ajudar a desnaturalizar a nossa sociedade tal como ela é, desigual e excludente.

    Abaixo disponibilizamos trechos do documentário "Mbyá Guarani guerreiros da liberdade" do qual foram evidenciados alguns relatos no sentido de otimizar o tempo em sala de aula. No entanto, é impressindível que os/as professores/as acessem o documentário na íntegra a fim de obterem elementos para mediar o debate junto aos educandos. Confira acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=lsy0OVQ6aEg 

  O trabalho pedagógico com relatos é potente, ele aproxima o estudante dos sujeitos emissores e os conecta com outras vivências e interpretações, abrindo um mundo de possibilidades. 

Nesta narrativa Karaí Tataendy, da Aldeia de Imaruí/SC, Tekoá Marãgatu, nos fala sobre os impactos da chegada dos brancos na vida guarani. Destaca a presença ancestral e afirma que foi o seu criador que os deixou nesta terra para viver e que sua língua e cultura são heranças dos seus ancestrais. Segundo ele todos os guarani formam uma única e grande família. Ainda neste trecho os mais velhos relatam a importância do milho e de outras culturas tradicionais.

Trecho do documentário "Guarani guerreiros da liberdade"

Para os guarani a infância é uma fase muito importante. Sobre este assunto Karaí Tataendy Hyapuá nos explica como é a preparação dos casais guarani que querem ter filhos. Além disso, ele nos explica o significado e a importância da Tekoá e a sua relação com seu sistema de vida. Ele também alerta para a importância de se preservar a floresta, as nascentes e fontes de água.

Trecho do documentário "Guarani guerreiros da liberdade"

Werá Tupã olha para o mar e reflete sobre a história de seus ancestrais. Fala sobre o impacto que a chegada dos europeus causou na vida deles e no meio ambiente. Ao mencionar o genocídio contra seu povo, destaca a importância da preservação da cultura guarani na atualidade, mesmo vivendo em meio a cidades. 

Trecho do documentário "Guarani guerreiros da liberdade"

bottom of page