top of page

TERRITÓRIOS TRADICIONAIS LAKLÃNÕ-XOKLENG, KAINGANG E GUARANI

Os povos indígenas que habitaram o território de São José da Terra Firme eram descendentes de povos originários que viveram nestas terras a milhares de anos. Estes grupos indígenas viviam em territórios históricos fluídos não reconhecendo fronteiras. Tinham, assim como os seus descendentes tem hoje, uma forte ligação com suas terras tradicionais, sendo os territórios de ocupação de indígenas atuais ainda ligados aos mesmos espaços de vivência de seus ancestrais. Os Guaranis, também chamados de carijós, e os Xokleng, também chamados de botocudos, (WITTMANN e BRIGUENTI, 2018) são os povos indígenas que mais aparecem nos principais relatos dos colonizadores de São José.

Foto Andréa Vicente Balneário de Guararema Ponta de Baixo Sao Jose.jpg

Maciço do Cambirela (fundo), território tradicional guarani e área de circulação Xokleng no passado, visto do Balneário de Guararema, Ponta de Baixo, São José. No primeiro plano Ilha da Casca, onde foram localizados vestígios arqueológicos. Foto: Andréa Vicente/2022. 

Os Guarani são povos que tradicionalmente vivem em um território que compreende regiões do Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina e se diferenciam entre si internamente entre grupos muito semelhantes, os Mbyá, os Nandewa e os Kaiowá.

Já o território histórico dos Laklãnõ-Xokleng se estende de Curitiba/PR a Porto Alegre/RS. Este povo foi intensamente atacado e perseguido por colonizadores das regiões de vales, entre o litoral e o planalto. 

Os Laklãnõ-Xokleng circulavam por um território amplo e diversificado, que abrangia boa parte dos biomas da Mata Atlântica: entre o litoral e os contrafortes do planalto sul-brasileiro até áreas do Planalto caracterizadas pela presença de Araucárias. A área está mais ou menos limitada entre o Rio Iguaçu, no Paraná, ao Norte, e a Mata Atlântica nas proximidades de Torres, no Rio Grande do Sul, ao Sul. A Leste, a região limita-se pela vegetação costeira e a Oeste pelos campos, próximos de Lages (área que geograficamente limita o território Xokleng e Kaingáng). O território tem como característica a diversidade ambiental, influindo na grande quantidade de fauna e flora, além de possuir bacias hidrográficas de pequeno porte. Esse território, bastante diversificado em relação às características físicas, provia os Xokleng daquilo que necessitavam em seu dia a dia (PERES, 2009).

Mapa territórios indígenas em SC.png

Fonte: Mapa Etnohistórico de Curt Nimuendaju – 1944, adaptado e elaborado por Carina Santos de Almeida. In: BRIGUENTI, Antônio Clóvis. Povos indígenas em Santa Catarina. 

bottom of page